O trabalho de um ano e meio, com o envolvimento de 115 pesquisadores, resultou no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada no Estado do Paraná. A publicação, lançada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, lista 344 espécies, das quais 163 estão sob ameaça de extinção.
Foram catalogadas espécies de anfíbios, peixes e abelhas, que não faziam parte do levantamento realizado há nove anos. A lista anterior trazia 167 espécies.
As espécies que estão no Livro Vermelho foram classificadas em seis níveis de ameaça, segundo metodologia da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN). Do total catalogado, 163 espécies foram consideradas ameaçadas de extinção, em categorias distintas (regionalmente extinta, criticamente em perigo, em perigo e vulnerável), e terão a proteção específica de lei estadual.
Estão incluídas nessa relação, quatro espécies que já desapareceram: as aves gralhão, uiraçu-falso e codorninha, e um mamífero preguiça-de-três-dedos. Fazem parte ainda das espécies ameaçadas o tamanduá-bandeira, porco-do-mato, paca, anta, veado-campeiro, puma, onça-pintada, macuco, lobo-guará, harpia, siriema, guará, papagaio-da-cara-roxa, dourado, entre outras.
Veja a relação de animais ameaçados