O Estado do Paraná possui 15 quilômetros de rodovias estaduais e federais. Destes, 5,2 mil apresentam problemas que, para serem consertados, exigiriam investimentos em torno de R$ 25 bilhões. É o que mostra o Programa Rodoviário de Ações para o Crescimento Econômico-Social do Paraná (ProRodar), levantamento feito por engenheiros do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
Do total de quilômetros com problemas, 3,8 mil km precisam de manutenção urgente, 680 não têm pavimentação e 580 apresentam outros tipos de demanda.
Segundo o presidente de associação dos engenheiros do DER, Octávio José da Rocha, existem várias classificações para as rodovias. A pista considerada 'ideal', por exemplo, deve ter plataforma de 7,20 metros mais acostamento de 2,60 metros de cada lado.
"São várias melhorias em acessos, segundas faixas, duplicações. Tem trevo que passa o fluxo e não consegue entrar o fluxo que veio do outro lado", exemplifica Rocha em entrevista à Bandnews FM.
O relatório, que levou três anos para ser feito, foi entregue ao governador Orlando Pessuti e também será repassado aos candidatos ao governo do Estado.