O Paraná está se preparando para para a realização do Dia D de Combate a Dengue, que acontece nesse sábado, dia 23, em todo o País. O objetivo é mobilizar a população para acabar com focos do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença.
Alguns municípios estão realizando atividades desde o início da semana. Em Paranavaí, os agentes comunitários de saúde fizeram a distribuição de sacos de lixo em vários bairros da cidade. Um caminhão de som está percorrendo a cidade divulgando mensagens de alerta sobre a dengue e convocando a população para a mobilização no sábado. Nesta sexta-feira, durante todo o dia, serão promovidas palestras em empresas e escolas sobre as formas de prevenir e combater o mosquito. No sábado haverá uma grande concentração no centro de Paranavaí com distribuição de folders, exposição de trabalhos e larvas do mosquito.
No município de Balsa Nova a comunidade escolar foi incentivada a participar de um concurso. A Secretaria Municipal da Saúde propôs que os alunos construíssem réplicas de bambu - com até dois metros de altura - do mosquito Aedes aegypt. Ao todo foram construídos quinze "mosquitões", que ficarão expostos em locais de grande concentração de pessoas, para ninguém esquecer seu papel no combate à doença. Além disso, foram feitas coletas de lixo na periferia da cidade, em busca de criadouros do mosquito.
Em Curitiba, no Sesi do bairro Boqueirão será montado um estande onde as pessoas poderão tirar dúvidas sobre a dengue. Na Praça Rui Barbosa também haverá um posto de informações. Mil e duzentos agentes comunitários de saúde farão um mutirão de limpeza nos bairros da cidade, com vistorias nas residências.
Em Foz do Iguaçu está programada uma grande concentração na praça do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre. Além de brincadeiras educativas para as crianças, haverá exposição de trabalhos e distribuição de material informativo.
Um ônibus vai percorrer os bairros com apresentação de vídeos e teatro de fantoches. No aeroporto e nas pontes Tancredo Neves e da Amizade serão feitas blitz educativas com a distribuição de adesivos e plantas com saquinhos de areia. Também estão programas visitas surpresas às residências para a verificação de focos e criadouros do mosquito.