A Defesa Civil do Estado confirmou, no final da tarde desta terça-feira (16), a quarta morte provocada pela força das chuvas no litoral paranaense nos últimos dias. A vítima teria morrido afogada ao ser levada pela enxurrada de sua casa, no distrito de Floresta, em Morretes.
O Corpo de Bombeiros não confirmou a identidade da mulher que havia desaparecido na última sexta-feira (11). Esta é a primeira vítima registrada em decorrência da enxurrada em Morretes. Outras duas foram registradas em Antonina e uma em Honório Serpa.
De acordo com balanço da Defesa Civil, em oito municípios afetados pela chuva, quase 31 mil pessoas já foram afetadas. Até às 18h de ontem, havia 14.363 pessoas desalojadas, 2.487 desabrigadas e 3.006 casas danificadas.
Os municípios de Guaratuba e Paranaguá estão em situação de emergência e o de Antonina e Morretes em estado de calamidade pública.
O ministro da Integração da Integração Nacional, Fernando Bezerra, deve vir ao Paraná nesta quarta-feira (16) para sobrevoar os municípios afetados e avaliar os estragos causados pelo fenômeno climático.
As autoridades do governo federal estudam a possibilidade de liberar novas linhas de crédito para a reconstrução de casas destruídas pelas chuvas. De acordo com a Defesa Civil, 540 casas estão nesta situação. (Com informações da rádio Banda B e Defesa Civil do Paraná)