Paraná

Paraná reduz em 30% mortes causadas por câncer ginecológico

08 nov 2002 às 16:17

Em cinco anos, foi reduzido em 30% o número de mortes causadas pelo câncer ginecológico no Paraná. Foram 400 óbitos em 1997, contra 278 em 2001. O programa estadual de Prevenção do Câncer Ginecológico, que busca detectar lesões na fase inicial e encaminhar as mulheres para o tratamento, realizou cerca de 2,3 milhões de exames preventivos (Papanicolau). "Neste período nós registramos uma queda de pelo menos 50% no número de casos da doença no Estado", afirmou o secretário estadual da Saúde, Luiz Carlos Sobania, durante a abertura do V Encontro Paranaense de Prevenção e Controle do Câncer Ginecológico, nesta sexta-feira, em Curitiba.

Do total de exames preventivos realizados desde o início do programa até setembro deste ano, 44.621 apresentaram citologias alteradas (1,99%), ou seja, algum tipo de problema. "A doença se desenvolve lentamente, por isso o diagnóstico precoce e o tratamento adequado impedem uma evolução grave", afirmou.

Em março deste ano, o Governo do Estado lançou o Programa de Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama, que complementa o Programa de Câncer Ginecológico. Os exames são oferecidos através do Sistema Único de Saúde (SUS).


Continue lendo