Os resultados positivos alcançados pelo o Programa Paraná Alfabetizado levou o governo do Paraná a estabelecer uma audaciosa meta: zerar o número de analfabetos em todo o Estado em até quatro anos.
O Paraná alfabetizado é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o governo federal, municípios e entidades de serviços O Paraná espera . Até o final de 2006, os 27 municípios paranaenses que tinham os maiores índices de analfabetos serão os primeiros a serem declarados Territórios Livres do Analfabetismo no Paraná.
O Programa Paraná Alfabetizado começou em 2004 e até o final do ano deve encerrar as atividades com 131 mil alfabetizados.
De acordo com os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000, 9,5% da população do Paraná - com idade acima de quinze anos era analfabeta - era analfabeta. Isso representa um universo de 649 mil pessoas. Em 2003, um outro levantamento apontou que esse índice reduziu em 37%, passando para 597 mil pessoas.