Um balanço divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) da primeira etapa da força-tarefa de vacinação nas escolas estaduais e municipais, que ocorreu entre 5 e 16 de agosto, mostrou que o Paraná, registrou a aplicação de 86.121 doses de vacinas e a avaliação de 197.185 carteirinhas de vacinação. A iniciativa foi prorrogada e segue até o dia 31.
Durante essa primeira fase, a vacinação se deu em 947 escolas estaduais, o que representa 45,31% das unidades. Além disso, outras 515 escolas estaduais já têm a vacinação agendada, totalizando 1.462 unidades atendidas, correspondendo a 69,95% do total de instituições deste tipo no Paraná.
Nas escolas municipais, a imunização foi concluída em 1.769 unidades, com outras 684 escolas já agendadas, atingindo um total de 2.453 (47,65%).
“Tivemos uma adesão importante durante essa primeira etapa de imunização nas escolas. Agora, é preciso incentivar ainda mais para garantir que nossos jovens estejam protegidos contra doenças preveníveis”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a vacina ainda ajuda a garantir a presença escolar. “Aluno doente é aluno ausente. Sabemos que, muitas vezes, doenças infecciosas podem levar a ausências, impactando o aprendizado dos alunos ou comprometendo a saúde dos demais estudantes. Vacinar reduz o risco de surtos e, consequentemente, a necessidade de faltar às aulas”, afirmou.
A vacinação é feita com a autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura de um termo de consentimento. Antes de cada aplicação, as equipes de saúde revisam a carteirinha do estudante para identificar quais vacinas ele poderá tomar.
O imunizante contra a Influenza está disponível em todas as instituições participantes da campanha. Outros podem variar conforme a estratégia de distribuição estabelecida pelos municípios.