Paraná

Paraná pode ter epidemia de dengue, diz governo

04 fev 2003 às 15:04

O Paraná está sob a ameaça de uma epidemia de dengue.

Boletim divulgado nesta terça-feira pela Secretaria da Saúde mostra que, entre 1º de janeiro e 3 de fevereiro, o Estado teve 161 casos autóctones (em que o doente é infectado em sua região).


Somando-se os doentes "importados" (que contraíram a doença em outras regiões), o Paraná registra 175 casos de dengue em 2003. Moradores de 12 municípios apresentaram a doença.


A Secretaria da Saúde considera que 70% dos municípios do Estado tem "alto índice de infestação" pelo mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue.


O clima previsto para as próximas semanas - quente e chuvoso - agrava a situação, propícia a um surto da doença. As autoridades acreditam que o número de casos deve atingir seu pico em março.


A situação é mais delicada no Norte do Estado. Em Londrina, a SESA registrou 99 casos autóctones - um quarto do número registrado em todo o ano de 2002. Em Assis Chateubriand, foram 61 casos.


Por causa disso, a Secretaria da Saúde promete "atenção especial" às ações de combate ao mosquito na região.


"Temos o foco principal nesses três municípios, por isso nossas ações principais visam reduzir os casos a índices próximos de zero", diz o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde, José Francisco Konolsalsen.


Mas a situação também preocupa em outras regiões do Estado. Em Campo Mourão, um levantamento realizado pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) encontrou focos do mosquito em 7% das casas pesquisadas. Em alguns bairros da cidade, o índice de infestação chega a 32%.


"Só conseguiremos a meta de redução da dengue com a colaboração de toda a população na limpeza dos terrenos para que as larvas do mosquito não se proliferem", explica Konolsalsen.


O governo do Estado busca parcerias com as secretarias municipais de Saúde, orientando a população para que faça a limpeza dos quintais e não deixe água parada.


Os agentes de saúde dão atenção especial às mulheres que ficam em casa e acabam sendo os principais alvos das picadas do mosquito da dengue.


O governo promete para este mês uma "grande campanha informativa" para prevenção da dengue.

As informações são da Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Rádio CBN.


Continue lendo