O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, entregou ao Ministério da Educação (MEC) um documento que mostra a situação das universidades estaduais do Paraná e pede recursos federais para mantê-las.
Rizzi se reúne na tarde desta terça com o secretário do Ensino Superior do MEC, Carlos Antunes, ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo a agência de notícias do governo estadual, o documento pede a liberação, "em caráter emergencial", de recursos federais para auxiliar no custeio dessas instituições e também a adoção, a partir do próximo ano, de "mecanismos permanentes de compensação para o ensino de terceiro grau".
Segundo Rizzi, o Paraná, com 73 mil alunos, é o Estado que gasta o maior percentual de arrecadação do ICMS com a manutenção do sistema estadual de ensino superior em comparação aos outros estados.
São cerca de 7% do ICMS total arrecadado, enquanto o estado de São Paulo, por exemplo, gasta 4,5% do ICMS para manter suas universidades, que têm cerca de 83.235 estudantes.