O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, lançou oficialmente nesta terça-feira (31), na Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que acontecerá de 1º a 20 de novembro em todo o Paraná. A meta é vacinar 100% dos bovinos e bubalinos (búfalos) existentes no Estado.
Do dia 1º a 20 de novembro os pecuaristas de todo o Estado deverão vacinar seus animais. Após esse período, os criadores terão até o dia 30 de novembro para comprovar a ação junto às unidades veterinárias da Secretaria da Agricultura existentes no Paraná. A não comprovação, até o dia 30 de novembro, poderá acarretar em uma multa que, atualmente, é de R$ 76,45 por cabeça não-vacinada.
Na primeira etapa da campanha deste ano, que ocorreu entre 1º e 20 de maio, foram vacinados animais de 212 mil propriedades. Ou seja, 95,8% das 221,3 mil propriedades com bovinos e bubalinos existentes no Estado. Ao todo foram vacinados 9,65 milhões de animais. Na pecuária de corte, o Paraná se classifica hoje como o sétimo produtor de bovinos.
O secretário Newton Ribas sugeriu à Sociedade Rural que durante a Exposição de Londrina do ano que vem (entre os dias 5 e 15 de abril) seja realizado um evento para debater a sanidade animal na América do Sul. E que para este debate sejam convidados representantes do Paraguai, da Argentina, da Bolívia e da Organização Mundial de Saúde Animal.