Paraná

Paraná ganhará aeroporto de cargas em Paranaguá

29 fev 2008 às 11:09

Uma equipe formada por técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Aeronáutica estará em Paranaguá entre os dias 4 e 7 de março com o objetivo de analisar áreas que possam receber a construção de um aeroporto de cargas. A missão vem ao Paraná como resultado de entendimentos feitos pela Secretaria Estadual dos Transportes com a diretoria da Anac.

"É uma visita fundamental para darmos continuidade ao processo de construção do Aeroporto de Paranaguá e ampliarmos a infra-estrutura e a logística da região", explicou o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.


Recentemente técnicos da Secretaria dos Transportes e do Porto de Paranaguá sobrevoaram a região e constaram algumas áreas que possuem potencial para a construção do aeroporto. "Vamos apresentar dados e informações a respeito dessas alternativas e discutir em conjunto qual é a melhor entre elas", salientou o secretário.


Como parte da avaliação, os técnicos do Governo Federal vão estudar mapas e cartas topográficas e fazer reconhecimentos terrestre e aéreo das áreas pré-determinadas. Entre os fatores levados em consideração na avaliação, estão as condições de acessibilidade físicas e operacionais e as demandas relacionadas ao meio-ambiente.


Além dos representantes do Governo Federal, técnicos da Secretaria, do Porto de Paranaguá, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de outros órgãos estaduais vão participar das visitas e das reuniões.


Segundo Tizzot, além de servir como uma alternativa ao transporte de cargas feito pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a construção de um novo aeródromo em Paranaguá vai atender aos turistas que chegam de navio às cidades de Paranaguá e Antonina e viajam a outros destinos, como Foz do Iguaçu e Curitiba. "O aeroporto poderá receber vôos fretados. Será um fator de desenvolvimento regional", acrescentou Tizzot.


Já o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, destacou que o aeroporto completaria os acessos que já existem hoje aos portos do Paraná.


"Paranaguá criará um adicional necessário. A cidade terá um diferencial ao agregar os modais ferroviário, marítimo e aéreo e, ainda, aliviará a carga de outros aeroportos, como o Afonso Pena, em São José dos Pinhais", afirmou.


Outro ponto destacado pelo dirigente portuário é a localização do terminal. "Dificilmente um aeroporto construído em Paranaguá ficará fechado devido às condições climáticas", completou.

AEN


Continue lendo