A campanha de combate à dengue no Paraná está ganhando mais um reforço. Além do governo do Estado e das prefeituras, passam a integrar o trabalho um grupo de 1.800 alunos de 300 colégios que integram 10 Núcleos Regionais da Secretaria da Educação, localizados em áreas onde há o maior número de casos da doença. Associações de Pais e Mestres e Associações de Professores também começam a participar da campanha.
Guerra
Para estimular a participação de todas as regiões onde há maior número de focos, o governo do Paraná começou nesta quarta-feira (18), em Londrina, uma série de reuniões da operação "Guerra à dengue: entre nesta luta". A operação é coordenada pelo secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira.
Também participam dos encontros o vice-governador Orlando Pessuti, o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, representantes das regionais de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Defesa Civil, além da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e até o Exército.
Como prevenir o aparecimento da dengue
Vasos – a água deve ser retirada dos pratinhos e, de preferência, o fundo dos mesmos deve ser forrado com areia. Não esquecer de limpar o recipiente com escova, esponja e detergente.
Outros recipientes - panelas, bacias, latas, garrafas, calhas, pneus ou outros objetos que possam acumular água devem ser esvaziados, jogados no lixo ou virados para que não retenham mais o líquido.
Caixas d’água e piscinas necessitam de manutenção constante
Ferrovelhos e depósitos de material de construção devem ter atenção redobrada em função da quantidade de objetos que podem se tornar depósitos de água.
Recipientes de alimentos e de água de animais domésticos e de aves devem ser periodicamente limpos.