Paraná

Paraná ganha primeira universidade pública no litoral

15 mai 2005 às 17:57

Com a presença dos ministros da Educação, Tarso Genro, e do Planejamento, Paulo Bernardo, será inaugurada às 14h desta segunda-feira a primeira universidade pública no litoral do Paraná.

A universidade funcionará como um campus da Universidade Federal do Paraná, na antiga sede da Associação Banestado, entre os municípios de Caiobá e Matinhos.


Cerca de 1.600 estudantes serão beneficiados com o projeto, que segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, é uma resposta às necessidades da população litorânea do Paraná.


Os habitantes da região sobrevivem basicamente da exploração da pesca e têm a sua economia aquecida durante apenas dois ou três meses do ano.


Os cursos superiores ofertados pela Universidade no Litoral são Fisioterapia (30 vagas, diurno) e Gestão Ambiental (30 vagas, diurno).


O curso de Educação Física, também de nível superior, será implantado em 2006. Os cursos profissionalizantes são Técnico em Agroecologia, com ênfase em Aqüicultura, Floresta e Agricultura (36 vagas, diurno), Técnico em Enfermagem (25 vagas, noturno), Técnico em Hotelaria (35 vagas, noturno) e Técnico em Transações Imobiliárias (35 vagas, noturno).


Na primeira fase de implantação, a Universidade no Litoral terá 51 professores, sendo 30 para o ensino superior e 21 para o ensino técnico.


Segundo o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Moreira Júnior, durante a solenidade de inauguração, nesta segunda-feira, será aberto oficialmente o período de inscrições ao primeiro processo seletivo.

Dois alunos farão a inscrição on line no site do Núcleo de Concursos da UFPR. As inscrições só podem ser feitas pelo site e se encerrarão às 14h do dia 6 de junho.


Continue lendo