Apesar de representar apenas 4,41% no ranking nacional, o Paraná é o quarto estado brasileiro que abriga mais entidades que fazem trabalho voluntário. São Paulo é a primeira, com 51,72% das entidades. Depois vem o Rio de Janeiro, com 10,1%; Minas Gerais com 5,6% e o Paraná, com quase 5%. A pesquisa foi divulgada num site específico sobre voluntariado. O site tem o objetivo de cadastrar pessoas para o trabalho espontâneo. Divulga lista com todas entidades do País, classificadas por estados, cidades e até bairros. A finalidade é facilitar a procura para quem tem vontade de realizar um trabalho voluntário, mas não sabe como começar.
Segundo estatísticas, No Brasil, 54% dos jovens querem ser voluntários mas não sabem como fazer. O resultado, é que apenas 7% dos jovens brasileiros realizam este tipo de trabalho. Nos EUA, 62% dos jovens realizam trabalhos voluntários.
Uma pesquisa sobre distribuição de voluntários por área de atuação no Brasil, do site www.voluntários.com.br, revelou que 25,29% dos serviços voluntários são voltados para assistência a crianças e 8,42% para assitências a serviços sociais. Mas todas as áreas de atuação, têm candidatos. As menos procuradas, segundo a pesquisa, são assistências a desastres e catástofres e serviços médicos de reabilitação, representando 0,01% das áreas.
"Não importa a área de atuação, o importante é contribuir", opina o técnico da Seleção Brasileira Masculina de Volei e do Rexona Bernardo Rocha de Resende. Ele atua como voluntário na área de esporte, mas acredita que quando se quer colaborar, o importante é levar em conta o espírito solidário. "Depois, todos os trabalhos são importantes", comenta.