Paraná

Paraná e Acre sediam discussão sobre Saúde

27 nov 2003 às 10:54

O Paraná e o Acre foram escolhidos pelo Ministério da Saúde para a realização de encontros onde estão sendo discutidas ações conjuntas dos governos federal, estadual e municipal para a descentralização dos sistemas de saúde.

O Paraná possui programas muito semelhantes ao do ministério, incluindo projetos de regionalização. Técnicos do ministério devem permanecer em Curitiba até a próxima sexta cumprindo agenda com equipes da Vigilância Sanitária e do Financeiro da Secretaria de Saúde.


Segundo Sandra Kennedy, assessora do Departamento de Apoio a Descentralização da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, antes só eram repassados os recursos e o Ministério da Saúde saía de cena – agora o trabalho será feito em conjunto.


As ações estão centradas em cinco eixos: prevenção, proteção, atenção, gestão de recursos humanos e educação e saúde e gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). Já para o início de dezembro, estão previstas novas ações, como reuniões com o Ministério da Saúde, o início de assessoria jurídica por parte do MS e a liberação de alguns recursos já previstos para o Centro Formador de Recursos Humanos.

Atualmente, 85% dos municípios brasileiros têm até 50 mil habitantes, por isso a necessidade de descentralização da saúde. Este encontro será realizado em todo o Brasil e a previsão é de que, até o fim do ano, cinco Estados sejam atendidos e, até o final do primeiro trimestre de 2004, esse processo esteja concluído em todos os Estados.


Continue lendo