Paraná

Paraná comemora Dia Estadual do Rio

24 nov 2000 às 10:17

Desfile de barcos e lançamentos de programas de defesa ambiental marcam hoje a passagem do Dia Estadual do Rio. Às 10 horas, no Palácio Iguaçu, o Governo do Estado vai receber um cheque de R$ 19 milhões da direção da Petrobrás para recuperar o Rio Iguaçu, atingido por um megavazamento de petróleo há quatro meses.

A partir das 13 horas, as prefeituras de Pinhais e Piraquara organizam uma "barqueata" pelo Rio Iguaçu. O passeio vai servir para vistoriar como se encontra a qualidade da água e as condições da vegetação às margens do Iguaçu. O secretário de Meio-Ambiente do Estado, José Antônio Andreguetto, considera que quando estiver regulamentada, a Lei de Recursos Hídricos poderá ser uma arma para reverter o estado lastimável em que os rios da região metropolitana se apresentam.


"Como todo centro urbano, um dos principais problemas ambientais de Curitiba é a qualidade dos rios", afirma Andreguetto. A lei, que está em fase de regulamentação no Palácio Iguaçu, vai possibilitar a criação de agências de bacias para executar as melhorias. As empresas que consomem grandes quantidades de água e geram efluentes também vão ser sobretaxadas.


Mas as iniciativas oficiais não são suficientes para coibir a poluição nos rios, diz Andreguetto. "Existe uma falta de conscientização da sociedade na preservação correta dos rios." No entanto, o ambientalista Tiaraju Fialho acredita que a população está cobrando ações mais concretas das autoridades. Para ele, esta constatação é o único motivo para se comemorar o Dia do Rio.

"Os rios urbanos não tem mais condições de potabilidade na região de Curitiba. No interior do Estado, grande parte dos rios estão assoreados", afirma Fialho. Grande parte deste problemas são provocados, no entender do ambientalista, "pelo descontrole da fiscalização exercida pelas prefeituras e dos órgãos estaduais".


Continue lendo