A cidade de Cornélio Procópio recebe, a partir de quinta-feira (19), a primeira edição da nova fase da exposição itinerante "Paraná: Caminhos da História e da Arte", no Centro Cultural Galdino de Almeida. A exposição é organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Junta Comercial do Paraná.
Esta exposição itinerante vai atender as dezoito regionais de cultura do Paraná até 2010. Em Cornélio, a mostra oferece uma oportunidade para o público - de todas as idades - conhecer um pouco mais sobre a história do Estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte representando a história e a produção artística paranaense.
Nesta nova fase do projeto, o público vai conhecer a história do Estado que será dividida da seguinte forma: Ancestralidade: Paraná Pré-história (peças arqueológicas e arte rupestre) e o Paraná Indígena (objetos dos principais grupos - guarani, kaingang e xetá); Migrações; Viajantes; Natureza; Cidades; Economia e Sociedade; e Contextos Regionais.
A Secretária de Cultura, Vera Mussi, adianta que essa exposição tem cunho didático e busca divulgar, promover e valorizar o patrimônio cultural do Estado. "Esta nova etapa do projeto vem dar continuidade a itinerânica levando a outras cidades e novos públicos este conhecimento possibilitando-se o acesso à história e ao desenvolvimento cultural do estado em que vivemos.
Estão sendo disponibilizados objetos, documentos e obras de arte originais a fim de disseminar a produção cultural dos artistas que fizeram a trajetória da arte paranaense, além de acervo dos museus da Secretaria que cedem parte de suas obras para circular pelo interior do Paraná.
Seminário
No dia da abertura (19), às 8h30, acontece o Seminário da Cultura Paranaense - uma atividade complementar à exposição - que tem com objetivo apresentar, discutir, interagir e trocar informações sobre os diversos aspectos culturais do Estado.
As inscrições para o seminário - que abordará os temas "A Breve História do Paraná e sua Formação Étnica" e "As Artes Plásticas do Paraná" - são gratuitas e todos os participantes receberão Certificados emitidos pela FAP - Faculdade de Arte do Paraná.
Maiores informações pelo telefone 43 - 3904-1026.
As informações são da Secretaria de Estado da Cultura.