Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
E mais 11 mortes

Paraná bate recorde e ultrapassa 110 mil casos de dengue; Londrina registra 8 mil

Redação Bonde com AEN
19 mar 2024 às 12:45

Compartilhar notícia

- Caroline Knup
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná confirmou mais 22.222 casos de dengue no boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira (19) segundo a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Trata-se do maior número de confirmações deste período epidemiológico iniciado em 30 de julho de 2023 - o total é de 113.194. O informe semanal traz ainda 11 novos óbitos, ocorridos entre os dias 21 de dezembro e 6 de março, o que leva ao número total a 60.


Este é o 28º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa. O boletim registrou  263.077 notificações. Dos 399 municípios, 345 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As regionais de saúde com mais casos confirmados são a de Apucarana (19.664), Cascavel (15.238), Francisco Beltrão (11.440), Londrina (10.501) e Maringá (9.258). Já os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (12.819), Londrina (8.055), Cascavel (6.651), Maringá (5.043) e Paranavaí (3.554).

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


As 11 mortes deste informe são de pessoas entre 14 e 89 anos, cinco delas sem comorbidades. Quatro óbitos ocorreram na Regional de Londrina, no município de Londrina; quatro ocorreram na Regional de Apucarana, sendo três no município de Apucarana e um em Jandaia do Sul; e Chopinzinho, Toledo e Cianorte registraram um óbito cada.

Publicidade


Chikungunya


O novo boletim confirmou três novos casos de chikungunya, um total de 91. Do total de casos, 57 são autóctones. Há, ainda, 335 casos em investigação e 864 notificações. Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 82 notificações.

Publicidade


Sintomas 


Publicidade

A Sesa alerta para os sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulações (artralgia) e a dor retro-orbitária.


A dengue é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a crítica ocorre após o terceiro dia, com a diminuição da febre e poderão surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.

Publicidade


Prevenção


Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, a zika e achikungunya, também transmitidas pelo mesmo mosquito. A maior parte dos focos está nos domicílios, por isso algumas ações da população são tão importantes no enfrentamento à doença:

Publicidade


- Não deixar água parada para eliminar os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve para evitar a procriação.


- Não acumular água em pratos de vasos de plantas. Colocar areia até a borda do prato.

Publicidade


- Não juntar vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, embalagem plástica e de vidro, copo descartável) e guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.


- Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza. Caso precise mantê-los, guarde em local coberto.


- Deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada.


- Limpar frequentemente as calhas e a laje das casas.


- Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpar uma vez por semana.


- Preservar o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas.


- Não jogar lixo em terrenos baldios, construções e praças.


- Permitir sempre o acesso do agente de combate a endemias na residência ou estabelecimento comercial. Ele sempre estará identificado com crachá e uniforme.


Imagem
Ana Castela x Antony e Gabriel: Barulho de caminhonete provoca 'treta' no cenário sertanejo londrinense
As redes sociais foram tomadas por uma “treta pé vermelha” envolvendo o agropop de Ana Castela, o sertanejo da dupla Antony e Gabri
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo