O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) até 2022. Ele substitui Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, que presidiu o conselho por dois anos. A transição ocorreu de forma online, respeitando todas as medidas sanitárias exigidas.
"Mesmo em um ano atípico, tivemos uma boa conversa com os secretários executivos e temos bons planos para essa instituição tão importante. Queremos que a nossa união possa fortalecer ainda mais todos os estados componentes do grupo e que são essenciais para a economia do país”, destacou o governador.
A nova diretoria do Codesul é composta pelo secretário-executivo Wilson Quinteiro e por outros três secretários dos escritórios regionais: Micheli Tassiani Petry(RS), Magda dos Santos Correa (MS), Amauri Cantú (SC), além de corpo técnico e administrativo.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Micheli Tassiani Petry, secretária-executiva da gestão que acaba de ser finalizada, afirma que nos últimos dois anos o Codesul construiu novas pautas e propôs diversas ações conjuntas entre os estados do extremo sul, sobretudo em relação a demandas federativas.
CODESUL - O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) foi criado em 1961, por meio de convênio entre os três estados do Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho. O principal objetivo do órgão é buscar alternativas aos desequilíbrios regionais e potencializar questões comuns aos estados-membros, sobretudo em questões essenciais como desenvolvimento econômico e social, além de fomentar ainda mais a integração dos estados-membros com o Mercosul.
Após a gestão paranaense, o estado do Mato Grosso do Sul deverá assumir a presidência do órgão.