Paraná

Paralisação do INSS fecha agências em Curitiba e região

26 mar 2013 às 12:13

Servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) realizam nesta terça-feira (26), em todo o Brasil, uma paralisação de 24 horas. De acordo com o SindPRevs, sindicato que representa a categoria no Paraná, a mobilização no Estado afeta principalmente as agências de Apucarana e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde apenas a perícia médica foi mantida.

Segundo a diretora jurídica do órgão, Jaqueline Mendes de Gusmão, em torno de 60% dos 500 funcionários do Estado estão de braços cruzados hoje, sendo que 16 agências da RMC amanheceram com as portas fechadas. Por enquanto, em Londrina e Maringá o atendimento à população ocorre normalmente. "A mobilização atende uma deliberação nacional, que foi retirada pela federação em Brasília. Aqui (em Curitiba e região), a principal agência, na João Negrão, e as da Visconde de Guarapuava, da Cândido Lopes, de Campo Magro, Pinhais e São José dos Pinhais estão 100% fechadas", afirmou.


De acordo com ela, os usuários que não conseguirem atendimento hoje devem procurar as agências a partir de amanhã, quando a tendência é que os demais serviços voltem a funcionar normalmente.


Os funcionários pedem, entre outras reivindicações, abertura de concurso público, nomeação dos candidatos já aprovados em concorrências anteriores, paridade entre ativos e aposentados, informatização dos serviços e suspensão da Reforma da Previdência.

"Depois (da paralisação), a gente vai fazer um balanço para ver como foi o movimento. Já temos uma solicitação de audiência com o INSS para dar conta das nossas reivindicações. Se todos os 120 servidores do Paraná em condições de se aposentar pararem, imagine como vai ficar esse atendimento, ainda mais precário. E se os computadores continuarem morosos também", disse Jaqueline.


Continue lendo