Uma pane no sistema telefônico da Telepar interrompeu as ligações de Curitiba com o Interior do Estado. As empresas que dependem desse tipo de comunicação passaram sérios transtornos e muitas contabilizaram até prejuízos financeiros. A Telepar divulgou nota, no início da noite, alegando que um ato de vandalismo interrompeu o sistema. A empresa detectou que um cabo de fibra ótica, próximo a Ponta Grossa, foi serrado.
A Agência de Cargas Central-Sul, em Curitiba, teve problemas com seus clientes. A maior preocupação do gerente Adilson Weber era que ele precisava enviar material de construção para uma cliente, a Placas do Paraná, em Jaguariaíva (118 km ao norte de Ponta Grassoa), mas não conseguia se comunicar com a gerência da empresa para saber qual o local da entrega.
Segundo Weber, ele sabia que tinha que entregar a mercadoria, mas não sabia o local. Nem ele, nem a Placas do Paraná conseguiram contato. Ele imagina que houve prejuízos porque a empresa trabalha com prazos para serem cumpridos e qualquer atraso pode comprometer as metas pré-estabelecidas. Weber tentou um contato telefônico a tarde inteira e não conseguiu.
A Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) também enfrentou dificuldades decorrentes da pane da Telepar. De acordo com a assessoria de imprensa, o órgão faz uma média de 100 ligações diárias com as cooperativas instaladas no Interior. O colapso foi ainda maior porque a Ocepar queria enviar o texto do Plano Safra, anunciado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, para apreciação das cooperativas e não conseguiu. Todas as mensagens enviadas por e-mail foram devolvidas por falta de conexão.
Segundo a Telepar, o problema foi detectado por volta das 14h15min. Foram afetadas as cidades com códigos de acesso 41 (Litoral e Região Metropolitana de Curitiba), 42 (Ponta Grossa), 43 (Londrina), 44 (Maringá), 45 (Cascavel e Foz do Iguaçu) e 46 (Pato Branco e Francisco Beltrão). A Telepar informou que as ligações do Interior para fora do Estado também foram afetadas.
A Telepar desviou parte do tráfego interurbano para o sistema de rádio digital e restabeleceu o serviço de forma progressiva, enquanto técnicos trabalhavam para recuperar a fibra ótica interrompida.