Cerca de mil crianças e adultos do Jardim Solitude participaram de uma passeata na manhã desta sexta-feira pedindo o fim da violência no bairro Cajuru. Neste ano, o bairro ganhou o status de um dos mais violentos da capital, com brigas de gangues, tiroteios todas as noites e mortes por bala perdida.
Carregando faixas, cartazes e balões, os manifestantes percorreram as ruas João Alves de Araújo e João Tobias de Paiva Netto. A passeata foi organizada pelo programa Escola Participativa, da prefeitura de Curitiba.
"Paz? Eu também quero", "A paz é a metade do paraíso" e "Queremos paz e respeito" foram algumas frases contidas nas faixas carregadas por alunos das escolas municipais Airton Senna e Maria Marli Pegoraro, do Colégio Estadual Santa Rosa, do Piá Acrópole, da Creche Comunitária Jardim Acrópole e de moradores da região.
Uma nova passeata está programada para as 9 horas deste sábado no Cajuru. Alunos de duas escolas municipais – Irati e Dorival de Brito – irão às ruas pedir o fim da violência.
A passeata começará na Escola Municipal Irati, situada próxima do Terminal Centenário, encerrando na Escola Municipal Dorival de Brito, no Terminal Vila Oficinas, onde haverá também apresentações culturais e brincadeiras para crianças.