Pais e familiares de alunos passaram o final de semana se revezando em frente à Escola Municipal Paranavaí, no bairro Xaxim, em Curitiba, para assegurar uma das 111 vagas disponíveis para a pré-escola. As filas começaram a se formar na manhã de sexta-feira, quando os pais resolveram distribuir senhas para organizar a demanda.
Conforme estava previsto no calendário escolar, só às 7h30 a escola começou a fazer as matrículas. Todos as crianças conseguiram ser matriculadas, e até o meio-dia ainda restavam 15 vagas para a pré-escola.
"Todo ano acontece pelo menos dois dias de fila" lamentou a diretora da escola, Ivone Popoviski de Azevedo. O problema é a procura por vagas na pré-escola. Esse ano, a maioria dos pais que estava na fila queria garantir uma das apenas 12 vagas disponíveis para o período da tarde. "Eu estava com a senha nº 81 e só consegui matricular minha filha no período da manhã", afirmou a auxiliar administrativa Ângela Mezari Cintra. O vendedor Henri Marinho, com a senha nº 85, também conseguiu a vaga para a filha de cinco anos, mas reclamou que teve que perder um dia de trabalho. "Eu viajo e já deveria ter partido hoje para fazer vendas em Ponta Grossa. Agora só vou amanhã", disse.
Para o chefe do Núcleo do Boqueirão da Secretaria de Educação, Levingson Conceição, as filas ocorrem porque as pessoas têm medo de não conseguir vagas. "A prova de que tinha lugar suficiente é que ainda haviam 15 vagas ao meio-dia", afirmou, explicando que metade das 19 escolas abrangidas pelo núcleo abriram vagas para a pré-escola. Essas turmas só são abertas quando há sobra de vagas para o 1º ano.