Paraná

Pais de estudantes faltosos serão gravemente punidos

19 out 2005 às 10:51

No Paraná, 64 mil crianças de 7 a 14 anos estão fora da escola. Um problema que esta prestes a ser resolvido ou pelo menos amenizado. Foi firmando nesta terça-feira (18) um acordo entre o Ministério Público (MP) e a Secretaria Estadual da Educação, para controlar a freqüência escolar dos alunos. Pais de estudantes faltosos vão ser responsabilizados, e dependendo dos casos podem até perder a guarda dos filhos.

Segundo o Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep), em 2005 o índice de evasão escolar no ensino fundamental chega a 15% e no ensino médio 30%. Os dados também mostram que 98% das crianças paranaenses de 7 a 14 anos chegam até a escola, mas muitas acabam abandonado os bancos escolares.


A partir de agora, o MP e a Secretaria de Educação vão trabalhar juntos para diminuir o índice de evasão escolar na rede estadual de educação. Posteriormente, o mesmo convênio vai ser firmado com as redes municipais de educação. Na capital paranaense o sitema existe desde 2002.

A partir de agora as escolas vão preencher a Ficha de Comunicação de Alunos Ausentes (Fica). Quando o estudante faltar por cinco dias consecutivos ou sete alternados, no período de um mês, a família será procurada para esclarecer o motivo da ausência. Se o aluno continuar fora da escola é a vez de o Conselho Tutelar agir e se, mesmo assim, o problema continuar, o MP é acionado.


Continue lendo