Paraná

Pagamento de FGTS para idosos gera confusão

05 ago 2002 às 18:00

Filas e muita desinformação marcaram o primeiro dia de procura de pessoas com mais de 70 anos às agências da Caixa Econômica Federal para o recebimento das diferenças do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) relativas aos planos Verão (1989) e Collor I (1990). Em todo o Brasil, a estimativa é a de que sejam pagos R$ 2,2 bilhões. No Paraná, serão contemplados com a medida cerca de 25 mil trabalhadores com mais de 70 anos, num valor total de R$ 35 milhões.

O aposentado Leonildo Cabral, de 73 anos, esteve nesta segunda-feira na agência da Caixa na Praça Carlos Gomes, em Curitiba. Bastante confuso, ele disse que já havia procurado duas vezes a Caixa, mas não sabia ainda como deveria proceder. Foram marcados dois dias para que ele comparecesse à agência. Primeiro, dia 17 de julho. Depois, dia 10 de agosto. ''Resolvi vir hoje. Afinal, vi que as pessoas com mais de 70 anos poderiam antecipar seus rendimentos'', contou ele, que desde cedo aguardava na fila.


Nesta segunda-feira, o atendimento estava confuso. As portas foram abertas às 8 horas normalmente para pagamento do FGTS. No entanto, meia hora antes das 10 horas, as portas foram fechadas e se formou uma fila grande para fora do banco. Os bancários que protestaram em frente à agência aproveitaram para apontar o que eles classificam de ''descaso do governo federal com a clientela da Caixa''.


A assessoria de imprensa da Caixa informou que o movimento de clientes com mais de 70 anos ainda é pequeno. No entanto, muitas pessoas buscam diariamente informações sobre o FGTS, o que deixa a situação um pouco confusa. As agências estão abertas para atendimento das 8 horas às 18 horas.


*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo