A Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus (Cosem) pretende incentivar a criação de museus no interior do Estado. Segundo a museóloga e diretora, Clarete Maganhotto, vários municípios merecem um espaço próprio para guardar e expor o acervo referente à sua história. É o caso da Lapa, Castro e União da Vitória. "A área da museologia é fundamental para a preservação da história. Um museu conta muita coisa sobre as raízes de uma comunidade. Um povo com história tem a sua auto-estima elevada e é sempre valorizado", salienta Clarete.
Para que os novos museus sejam criados com diretrizes bem definidas, a Cosem ministrará cursos de capacitação museológica, que vão abranger desde a forma adequada para a montagem de exposições até o estudo das leis que regulam o setor.
No que diz respeito aos Salões Paranaenses, a diretora da Cosem garante que o circuito oficial continuará. "Faremos, no entanto, algumas modificações e só receberá o salão o município que realmente estiver interessado". Já o Salão dos Novos ganhará divulgação mais acirrada em todo o Estado para que artistas do interior tenham oportunidade de expor em Curitiba.