A operação Natal da Gente Segura, promovida pela Guarda Municipal de Curitiba, no centro da cidade, atendeu a 57 solicitações desde que foi lançada, em 1º de dezembro. Entre as ocorrências atendidas pela Guarda, estão casos de flagrantes de roubo e furto, uso de entorpecentes e tumultos. No ano passado, a operação registrou 100 ocorrências no mesmo período.
"O objetivo da operação é contribuir para a segurança e a tranqüilidade da população em um período em que a circulação de pessoas no centro e nas lojas é muito grande", afirma o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, "Graças ao trabalho preventivo, houve uma redução significativa das ocorrências na região central."
Desde o primeiro dia de dezembro, quando a operação foi anunciada, 150 Guardas Municipais estão patrulhando os principais pontos da área central, como as praças Tiradentes, 19 de Dezembro, Zacarias, Generoso Marques, Ozório, Didi Callet, Santos Andrade, Rui Barbosa e, principalmente, no calçadão da rua XV de Novembro, em toda sua extensão.
O efetivo especial também está presente nos parques - Jardim Botânico, Barigui, Tanguá, Bacacheri - e pontos turísticos como as Ruínas de São Francisco, o Relógio das Flores e o Largo da Ordem, das 7h às 23hs. O patrulhamento também foi estendido para os principais terminais de transporte coletivo.
Neste ano, a operação conta com os dois Segway, veículos elétricos de duas rodas, que foram cedidos sem custo para a cidade e são usados para patrulhamento no calçadão da Rua XV, ponto de maior concentração de atendimentos da operação Natal da Gente Segura.
O Segway foi lançado para garantir mais segurança para a população que usufrui da Rua XV, espaço com lojas, restaurantes, galerias, bancos e lanchonetes. Reinaldo Pereira Bruno, lojista na Rua XV, aprovou o novo serviço da Guarda Municipal, principalmente neste período de fim de ano, quando o calçadão fica movimentado por causa das compras de Natal. "Neste período é maior tanto o número de pessoas quanto a movimentação de dinheiro no comércio. Por isso, esse reforço que a Guarda esta fazendo no calçadão vai oferecer mais segurança e tranqüilidade aos clientes na hora de passear com a família ou fazer compras", disse Bruno.
Com o Segway, um guarda municipal percorre, no mesmo tempo, uma área cinco vezes maior do que a pé. O sistema, também conhecido como TRI - Transporte Rápido Individual, é auto-equilibrável e tem uma velocidade de 20 km/h, até três vezes a velocidade de um ser humano a pé. Pode ser usado em calçadões e locais em que veículos convencionais não trafegam.
Os dois equipamentos foram doados por meio de comodato entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa Segway Brasil, pelo período de um ano, sem custo. "Estamos recebendo muitos elogios. A novidade veio ao encontro do anseio da comunidade, que quer mais segurança e tranqüilidade na hora de sair de casa", afirmou o guarda municipal Juliano Rocha, que trabalha em dupla com o colega Adriano de Souza Pereira na Rua XV.
Da Prefeitura de Curitiba