Paraná

"Operação 7 de setembro" tem mais de 3 mil confirmados

06 set 2013 às 15:25

Mais de três mil pessoas já confirmaram presença no protesto chamado de "Operação 7 de setembro", marcado para a manhã deste sábado (7) em Curitiba. De acordo com a descrição do evento na rede social Facebook, a concentração acontece a partir de 8h30, na Praça Santos Andrade, de onde os participantes partirão em marcha até o Centro Cívico, local do desfile em alusão à Independência do Brasil.

Organizada pelo grupo Anonymus Brasil, a manifestação tem quatro pautas principais: o arquivamento imediato do Projeto de Lei do Senado (PLS) 728/2011, que define crimes e infrações administrativas com vistas a incrementar a segurança na Copa do Mundo de 2014, tipificando o crime de terrorismo no Brasil; o fim do voto obrigatório; o boicote ao Mundial, por conta de possíveis desvios de recursos públicos; e o "fim dos monopólios" que influenciam nas decisões e eleições políticas e em decisões econômicas, "formados por famílias tradicionais do Estado".


Já o desfile oficial começa às 8h15, com previsão de término às 12h, na Avenida Cândido de Abreu. Além das tropas militares, 1.300 estudantes da rede pública e cinco entidades civis confirmaram presença. O governador do Paraná, Beto Richa, o Secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, o Comandante Geral da PM em exercício, Coronel José Vilmar Becker, e o Chefe do Estado Maior da PM, Coronel Altivir Cieslak, também participarão das festividades.


Segurança - A Polícia Militar (PM) informou que montou um forte esquema de segurança para o local do desfile e os arredores, com aumento de efetivo. No entanto, não disse quantos policiais estarão presentes. "Tradicionalmente a PM sempre participou do desfile, tanto na parte de segurança de perímetro, fazendo controle de veículos e pessoas, como desfilando. Nesse ano existe um tipo diferente de manifestação e a PM vai se adequar para prevenir qualquer tipo de situação anti-jurídica e anti-social, de forma a garantir que as comemorações ocorram de forma tranquila", afirmou o coronel Minton Isack Fadel, comandante do 12º Comando Regional.

O Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), da PM, informou que serão feitos bloqueios em várias ruas em torno da Avenida Cândido de Abreu, e orienta aos motoristas a procurar vias alternativas, das 8h até por volta de 12h30. (Atualizado às 18h34)


Continue lendo