As obras de revitalização da Estação Rodoferroviária de Curitiba, iniciadas em junho e com duração prevista até setembro de 2013, fizeram com que alguns serviços oferecidos aos passageiros mudassem fisicamente de lugar, transferindo-se para a ala estadual ou o bloco ferroviário. Segundo a prefeitura, porém, a alteração em nada afetou o funcionamento do terminal.
Também por causa da reforma, os estacionamentos pagos tiveram o número de vagas reduzido. Durante o período de obras, motoristas que vêm ao terminal, e mesmo pedestres, devem circular com cuidado redobrado, obedecendo os desvios.
Confira onde dispor dos serviços na Rodoferroviária durante o período de obras
• Atendimento ao passageiro – A administração da Rodoferroviária funciona em sala instalada no piso superior da ala estadual, quase defronte à passarela. Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. O plantão funciona diariamente 24 horas por dia, e fornece informações pelo telefone (41) 3320-3045.
• Atendimento ao turista - O posto de informações turísticas operado pelo Instituto Municipal de Turismo agora está instalado no bloco ferroviário, na entrada da Serra Verde Express. O acesso é pela avenida Presidente Affonso Camargo. O posto atende, de segunda-feira a domingo, das 8h às 18h, inclusive nos feriados. Telefone (41) 3320-3121.
• Serviços de fiscalização de transporte - Transporte interestadual – a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fiscaliza as linhas interestaduais. Durante o período de obras na Rodoviária, o posto de atendimento funciona no piso térreo da ala estadual, ao lado do guichê da empresa Princesa dos Campos. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h à 1h30; plantão aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h. Telefones (41) 3320-3024 e (41) 3224-4512. / Transporte estadual – A cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR). Guichê fica no piso térreo do bloco estadual, na área em que estão os guichês das empresas de ônibus. Atendimento das 6h à meia-noite.
• Embarque de passageiros – A administração da Rodoviária recomenda que o passageiro chegue ao terminal com antecedência de no mínimo 30 minutos, para evitar o risco de perder o embarque. O usuário deve ter o máximo cuidado com seus pertences, como bagagens e carteiras contendo documentos. Na hora do embarque deve ter em mãos a passagem, o cartão de identificação fornecido pela empresa, devidamente preenchido, além de documento de identidade com foto, que pode ser a carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trablho ou passaporte. O embarque não será permitido – ou então determinado o imediato desembarque – se a pessoa, quando solicitado, não se identificar, conforme o Decreto Federal número 2.521, de 20 de março de 1998 – Artigo 30, Inciso I.
• Viagem de menores de idade – Informações sobre viagens de menores de idade são obtidas na Vara da Infância e da Juventude, que fica na avenida Iguaçu, 750 – telefone (41) 3223-4672. Atende, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
Quem vai ao local de ônibus, dispõe dos biarticulados da linha Santa Cândida / Capão Raso, e desembarca na estação-tubo Alferes Poli. Usuários dos ônibus biarticulados da linha Boqueirão, descem no tubo Getúlio Vargas.
• Transporte de animais – Antes do embarque, o passageiro precisa consultar a empresa em que viaja sobre as condições de transporte de animais. Cada empresa segue uma norma. O usu´rio precisa ainda consultar o Artigo 3 d Instrução Normativa número 18 / 2006, do Ministério da Agricultura. Para transportar o animal, é exigida a apresentação de autorização expedida pelo Ministério da Agricultura. O Núcleo Regional de Curitiba fica na rua dos Funcionários, 1.560 – bairro Cabral. O atendimento, de segunda a sexta-feira, vai das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Telefone (41) 3313-4091.
• Fiscalização do serviço de táxi – A Urbs, responsável pela fiscalização, através da Unidade de Fiscalização de Táxi e Transporte Comercial, mantém cabines em que ficam os fiscais que orientam os usuários e recebem sugestões ou reclamações. Atendimento, todos os dias, das 6h à meia-noite, Informações e reclamações também podem ser feitas pelo telefone 156.
• Polícia Militar – Em virtude das obras na ala inte5estadual, o posto da Polícia Militar, responsável pela segurança do terminal, foi transferido para o piso térreo da ala estadual, e fica ao lado do guichê da Viação Garcia. Atendimento ininterrupto 24 horas por dia. Telefone (41) 3320-3100.
• Farmácia – Em virtude das obras, agora funciona no piso superior do bloco estadual. Atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h40; aos domingos e feriados, das 8h às 21h40. Telefones (41) 3213-9221 e 3213-9477.
• Guarda-volumes automático (Malex) - a ficha, com validade de 24 horas, equivalente a uma diária, custa R$ 6,00. Naa ala interestadual, a venda de fichas é na banca de revistas que fica defronte ao portão C, no piso térreo, das 6h30 às 23h30; e na Lanchonete Saito, que funciona 24 horas, também no piso térreo em frente ao portão de embarque H. Na ala estadual, as fichas são encontráveis, respectivamente, nas bancas de revistas que ficam no piso térreo defronte aos portões de embarque I, das 6h30 às 23h; e Q, das 6h às 23h.
• Guarda-volumes (Tradicional) – o serviço prestado por empresa permissionária fica no piso térreo do blocvo estadual, ao lado do guichê da Viação Graciosa. Funciona 24 horas por dia. Bagagens deixadas por 24 horas pagam taxa de R$ 4,50; por uma hora, R$ 2,50.
• Caixas automáticos – No terminal, os usuários dispõem de caixas automáticos do Banco 24 Horas – fica no piso térreo do bloco estadual, no salão de embarque, entre os portões I e J; e Banco Itaú, também no piso térreo, mas na parte externa do bloco estadual perto da agência da Viação Graciosa.
• Correios – a empresa privada que opera por meio de franquia oferece serviço postal, telegráfico e caixa postal para aluguel. Está no piso superior do bloco estadual, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
• Casa lotérica / Caixa Econômica – Fica no piso superior do bloco estadual. Além de apostas em nove modalidades de loterias oferecidas pela Caixa Econômica, usuários contam com os serviços de pagamento de contas de concessionárias de serviços públicos, como água e luz. Também são aceitos para pagamento boletos de cobrança de outros bancos, contas diversas e compra de créditos para telefones celulares pré-pagos. Na loja também podem ser pagos os benefícios dos programas sociais do governo federal, como Bolsa-Família, Bolsa-Escola, Auxílio-Gás, bem como INSS, PIS, FGTS e Seguro-Desemprego.
• Achados e perdidos – O serviço funciona na administração do terminal, que está instalada na ala estadual. Objetos ou documentos encontrados são recolhidos e registrados em livro próprio. Documentos não procurados são encaminhados, todas as semanas, à seção de achados e perdidos dos Correios. Já objetos encontrados, são guardados em depósito próprio por um período mínimo de 90 dias. Se não forem procurados no período, são encaminhados para doação à Fundação de Ação Social da Prefeitura Municipal de Curitiba.
• Avisos e chamadas de utilidade pública – A Central de Som é serviço gratuito de avisos que funciona na administração do terminal. Serviço orienta passageiros, orientando-os sobre horários de embarque nos ônibus das diversas empreas e linhas estaduais, interestaduais e internacionais. Pode ser acionado em caso de busca de pessoas, objetos perdidos e encontrados e demais avisos. Funciona das 6h à meia-noite. Telefone (41) 3320-3045.
• Sanitários – Todas as instalações sanitárias da Rodoferroviária, de uso gratuito, são acessíveis a pessoas com dificuldade de locomoção ou cadeirantes. Durante o período de obras, estão abertos ao público apenas os sanitários localizados nos pisos térreo e superior do bloco estadual.
• Viagens de trem e de litorina – Os serviços são prestados pela empresa Serra Verde, localizada no bloco ferroviário, nos fundos da Rodoviária. Telefone para informações (41) 3888-3488.