Paraná

OAB pede fechamento de carceragem no 12º DP

07 out 2010 às 17:36

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) vistoriou, na última quarta-feira (6), o 12º Distrito Policial de Curitiba. Os dados não foram nada animadores.

Os representantes encontraram 150 presos em um espaço destinado para apenas 28. Do total, 90% tinha cometido crimes ligados as drogas. A maioria era réu primário. "Tem que abrir o leque da situação. será que esses jovens não teriam que ser encaminhados para um juizado especial e receber tratamento", questionou a vice-presidente da comissão, Isabel Kugler Mendes.


Denúncia - A comissão da OAB foi até o 12º DP depois de receber uma denúncia sobre a precariedade da carceragem local. Se não bastasse a superlotação, os advogados que participaram da vistoria também constataram que as celas estão imundas e alagadas por conta de infiltrações e das últimas chuvas. "As condições são desumanas, degradantes e promíscuas. É até difícil imaginar que seres humanos estejam ali", disse.

A carceragem está interditada judicialmente, assim como o 9º, o 11º e a Furtos e Roubos. Mas todas ainda mantém presos (com site Bem Paraná).


Continue lendo