Paraná

OAB: impugnação de pesquisas no PR levanta discussão

04 nov 2010 às 20:29

O governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), recebeu hoje (4) o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante , que parabenizou Richa pela vitória obtida nas urnas e o convidou para o lançamento da XXI Conferência Nacional dos Advogados, em janeiro próximo, em Curitiba e para a sua abertura no final de 2011. O encontro teve também a presença do presidente da Seccional da OAB do Paraná, José Lúcio Glomb.

A conferência deve reunir na capital paranaense mais de 7 mil advogados, estudantes de Direito e autoridades do Brasil, de países do Mercosul e da África de Língua Portuguesa. "É um evento muito importante, que transformará Curitiba na capital brasileira da advocacia. Vamos debater questões fundamentais para a democracia brasileira, como a reforma política e o pacto federativo", afirmou Cavalcante . O tema da conferência será "O advogado como defensor das liberdades e das garantias constitucionais."

Depois do encontro, o presidente da OAB falou sobre a importância do debate sobre o papel das pesquisas eleitorais. Segundo ele, o Paraná levou uma reflexão, em nível nacional, sobre as pesquisas, que foram impugnadas pela justiça eleitoral, por conta de erros de metodologia e na formulação dos questionários. "As pesquisas são importantes. São referência, mas não pode haver manipulação e nem muito menos ser determinante para o voto do eleitor. Por isso é necessário que haja uma discussão em torno disso", disse Ophir . "A Ordem dos Advogados vai promover um seminário sobre reforma política em novembro, em Brasília, e a reforma eleitoral, que é parte desse processo, vai atrair a discussão sobre as pesquisas."


Continue lendo