Os 45 novos conselheiros tutelares de Curitiba, eleitos em 25 de novembro de 2012, tomaram posse nesta quarta-feira (16). A cerimônia foi realizada na prefeitura, com a presença do prefeito Gustavo Fruet, da vice-prefeita Mirian Gonçalves e da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Márcia Oleskovicz Fruet. Os novos conselheiros cumprem mandato de três anos.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, vinculado administrativamente à Prefeitura e que tem como meta principal zelar pelo respeito aos direitos da criança e do adolescente.
Entre outras autoridades, participaram da solenidade os secretários municipais da Educação, Roberlayne Roballo; de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante; e da Mulher, Roseli Isidoro; o deputado estadual Reinhold Stephanes Junior; o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni; o líder do prefeito na Câmara, Pedro Paulo e outros vereadores.
Nova gestão - No total, 22.323 pessoas votaram nas nove regionais de Curitiba na eleição realizada em novembro. Além dos conselheiros, os eleitores escolheram também os suplentes de cada região da cidade.
Uma das novas conselheiras, Terezinha de Paula Antoceveiz, falou durante a cerimônia de posse sobre suas expectativas. "Certamente, vamos fazer um bom trabalho neste novo mandato do Conselho, neste momento de renovação do poder municipal. Estou bastante empolgada", disse. Ela já cumpriu dois mandatos, mas estava afastada do Conselho há três anos.
O ex-conselheiro Luciano Inácio, que cumpriu o mandato de 2010 a 2013, foi homenageado durante a cerimônia. Ele recebeu das mãos do prefeito e da presidente da FAS um certificado de reconhecimento, extensivo a todos os conselheiros da sua gestão. "Não existe ex-conselheiro tutelar. Quem já foi uma vez irá para sempre defender os direitos das crianças e adolescentes", disse ele.