Paraná

Novo reitor da UFPR toma posse nesta segunda-feira

28 abr 2002 às 18:23

O médico oftalmologista, Carlos Augusto Moreira Júnior, e o economista Aldair Tarcísio Rizzi assumem os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Moreira Júnior foi eleito em novembro do ano passado e substitui o reitor Carlos Antunes dos Santos, que deixa o posto após um período de quatro anos. A solenidade de posse ocorre nesta segunda-feira à noite no Teatro da Reitoria.

A nova gestão que assume a UFPR passa a administrar o terceiro maior orçamento do Estado, que soma mais de R$ 400 milhões, entre os campus universitários e o Hospital de Clínicas e perderia apenas para o do governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba. A meta dos novos dirigentes é implantar ações que visam a redução da evasão escolar. Para isso pretendem melhorar a qualidade de ensino e também ampliar projetos de pesquisa e de extensão.


Na área de atendimento à população, o reitor pretende concentrar atenção especial aos hospitais universitários, como o Hospital de Clínicas, Hospital do Trabalhador e a Maternidade Vitor Ferreira do Amaral. O novo reitor deverá administrar a escassez de servidores no HC com a contratação de serviços temporários, por ordem da Justiça.

Carlos Antunes, reitor que deixa o posto, administrou a maior greve que a UFPR já teve, por um período de quase quatro meses, que comprometeu o segundo semestre de 2001. Com isso, o semestre teve de ser transferido para este ano. Apesar da greve, Antunes contabiliza o aumento de 20% na criação de vagas para o concurso vestibular e a descentralização dos cursos da Universidade.


Continue lendo