O governador Beto Richa e a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, inauguram nesta sexta-feira (9), às 11 horas, o novo prédio da Penitenciária Central do Estado. O antigo prédio da PCE, por sua vez, será transformado em estabelecimento penal feminino, com capacidade para até 588 presas.
O novo prédio da PCE tem capacidade para 1.400 detentos. Segundo o diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Maurício Kuehne, uma comissão instituída pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania que estabelecerá como será feita a ocupação da unidade. A intenção é alojar os presos classificando-os por faixa etária, nível escolar e natureza do crime.
O prédio da PCE é o primeiro de três estabelecimentos penais que serão inaugurados neste mês, abrindo 1.994 novas vagas no sistema penitenciário do Estado. As outras duas unidades penais,a serem inauguradas no dia 30 de março, são a Penitenciária de Cruzeiro do Oeste, com 720 vagas, e a Unidade de Regime Semiaberto de Maringá, com 330 vagas.