O início das obras do Contorno Oeste na BR-369, no trecho urbano de Arapongas, Região Metropolitana de Londrina, é previsto pela concessionária Viapar para o início de 2015, no entanto, a nova rodovia ainda depende da desapropriações de áreas realizada com recursos do Governo do Estado.
A Viapar calcula o investimento de R$ 112 milhões para a construção do contorno com início no km 179,50 e termino no km 189,40 da BR-369. Assim, o motorista teria a opção de passar pela Cidade dos Pássaros, em direção a Apucarana, sem entrar na avenida Maracanã, onde está localizado o parque industrial do município.
O contorno é uma antiga reivindicação de Arapongas devido ao tráfego intenso na rodovia e por causa dos acidentes graves na BR-369 que corta a cidade.
A obra está prevista no contrato com a concessionária que opera o pedágio entre Rolândia e Arapongas. Além do contorno na BR-369, que deve ser entregue em dezembro de 2016, a Viapar ainda precisa concluir dois contornos, conforme o contrato com o governo estadual. O contorno de Mandaguari será entregue neste semestre e o contorno no Norte de Maringá é previsto para 2018.
Em nota enviada ao portal Bonde, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) informou que a concessionária já entregou o projeto de desapropriação, que está na fase de "análise do material entregue".