O coronel Gilberto Foltran, que assumiu, pela manhã, a chefia do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, garantiu que a partir desta quinta-feira aproximadamente 1,2 mil policiais militares estarão atuando nas praias do Estado. Já estão na região 700 homens, sendo 450 do efetivo normal do litoral e outros 250 removidos do interior para o feriado do Natal.
Com o início da Operação Praias, a partir de hoje, ele garante que o policiamento será suficiente para atender os veranistas, inclusive com maior número de salva-vidas.
O coronel Foltran assumiu a nova função tendo que administrar dois problemas dentro da corporação: a falta de combustíveis em viaturas em algumas cidades do interior e as reclamações de falta de policiamento no litoral. O secretário de Segurança Pública José Tavares, presente na solenidade de posse, contestou as notícias de que estivesse faltando policiais no litoral.
"A operação praias está começando hoje, o que significa que o reforço de policiais civis e militares também só está sendo transferido ao litoral agora", afirmou, lembrando que a Secretaria enviará "quantos policiais forem necessários".
Reportagem da Folha publicada nesta quarta-feira constatou que grande parte dos postos de salva-vidas ainda estava desativada nos feriados de Natal. De 32 postos existentes entre Matinhos e Caiobá, apenas cinco estavam funcionando. Ainda assim, com apenas um bombeiro, quando deveria haver pelo menos dois em cada local.
Leia mais em reportagem de Maigue Geths, na Folha do Paraná desta quinta-feira