Paraná

Nove pontos impróprios para banho no Litoral do Paraná

23 dez 2004 às 09:08

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgou nesta quinta-feira (16), o primeiro boletim de balneabilidade, que indicou nove pontos impróprios para banho nas praias e rios do litoral do Paraná. O número de pontos impróprios aumentou em comparação ao primeiro boletim divulgado em 2003 quando apenas três locais foram considerados impróprios para banho.

Em Antonina e Morretes os quatro pontos analisados considerados impróprios estão localizados na Ponta da Pita, Rio Nhundiaquara em Porto de Cima e Largo Lamenha Lins e no rio Marumbi, próximo à estrada Anhaia.


Na Ilha do Mel, dos cinco pontos avaliados, dois estão impróprios na praia de Encantadas, sendo um 130 metros à esquerda do trapiche e 250 metros à direita do trapiche. Em Matinhos, apenas o ponto localizado em frente ao mercado de pescados está impróprio para banho. Já em Guaratuba está proibido o banho 200 metros à direita do rio Prainha e em Caieiras na direção da rua Frederico Nascimento.


O secretário de Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida faz um alerta à população para que não freqüente estas faixas do litoral. "O monitoramento será constante para evitar qualquer dano à saúde das pessoas que estarão no litoral durante a temporada 2003/2004", declarou.


Além dos nove pontos impróprios, quatro pontos foram considerados satisfatórios, onze pontos bons e seis excelentes. O município de Pontal do Paraná foi o único que não apresentou pontos impróprios entre os cinco locais analisados.


O aumento no número de pontos deve-se ao período de chuvas intensas durante duas coletas realizadas pelo IAP. "A chuva proporciona a limpeza da caixa dos rios e o carreamento dos esgotos que acabam desembocando no mar. Isso aumenta o número de pontos contaminados", informou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.


O monitoramento do IAP aponta ainda a existência de quatro rios com altos índices de contaminação por esgotos domésticos. Entre os mais afetados está o Rio Brejatuba, Rio Matinhos, Rio Caiobá e Rio Olho d' Água.
De acordo com o IAP, o número de pontos impróprios para banho tende a crescer com o aumento do fluxo de pessoas no litoral.


O monitoramento foi realizado durante cinco semanas, tendo início na semana do dia 21 de novembro até o dia 12 de dezembro. No total, 32 pontos estão sendo monitorados desde a Ilha do Mel até o balneário de Coroados, ao lado do rio Saí, divisa com Santa Catarina.


Os resultados das análises serão divulgados todas as quartas-feiras durante 12 semanas. A Secretaria do Meio Ambiente também estará disponibilizando os boletins em seu portal através do endereço www.pr.gov.br/meioambiente.


O IAP estará distribuindo ainda, semanalmente, cerca de 12 mil folhetos, número que sobe para 30 mil no feriado do Ano Novo e para 50 mil durante o carnaval.


Este ano, ao invés de placas, serão colocadas bandeiras com mastros altos para aumentar a visibilidade na orla. Além disso, o IAP fará um trabalho de "convencimento" aos turistas e moradores para que não entrem nos locais indicados como impróprios para banho.

FONTE: Meio Ambiente PR


Continue lendo