O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) está novamente intensificando a fiscalização próximo aos Departamentos de Trânsito (Detrans) de Curitiba para flagrar motoristas que frequentam cursos de reciclagem e seguem até os locais das aulas dirigindo um veículo. Somente na noite de segunda-feira (28), nove pessoas foram flagradas nesta situação.
"Se a pessoa participa do curso de reciclagem significa que está com a carteira suspensa e não pode dirigir. Por isso, intensificamos o trabalho e os motoristas serão punidos de acordo com a lei", afirma o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza.
O artigo 162 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) diz que "dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir cassada ou com suspensão do direito de dirigir é infração gravíssima".
Mattos também explica que a penalidade para este crime é multa no valor de R$ 191,54 multiplicado por 5, resultando em R$ 957,69, além da apreensão do veículo.
"É importante que as pessoas respeitem as leis de trânsito e entendam que a reciclagem é necessária para que o motorista adquira mais conhecimentos e passe a praticá-lo", ressalta o comandante.
Além da sanção administrativa, segundo o artigo 307 do CTB, violar a suspensão ou a proibição de se obter a permissão para dirigir cassada ou com a suspensão do direito de dirigir é crime, que pode incidir em detenção de seis meses a um ano e multa.
BLITZ
As blitzes realizadas na segunda-feira (28) tinham o intuito de flagrar motoristas que foram dirigindo para o curso nos foram realizada nas imediações dos Detrans Hauer, Centro e Tarumã. No primeiro local foram flagradas 4 pessoas, no segundo 1 e no último quatro.
Na mesma blitz, o BPTran apreendeu sete veículos, que foram recolhidos ao pátio do Detran, e emitiu 25 multas. Um homem foi preso por desobediência e outro por ter roubado uma mochila com celular, dinheiro e documentos pessoais de um terceiro.