Paraná

Novas estações garantem 100% de tratamento de esgoto em Curitiba

02 dez 2002 às 16:28

Foi inaugurada nesta segunda-feira três novas estações que garantem o tratamento de 100% esgoto coletado em Curitiba. As obras, que são parte do Projeto de Saneamento Ambiental do Paraná (ParanaSan), começaram há dois anos, e tiveram um custo de R$ 170 milhões.

Esta primeira fase de obras de esgoto compreende 1 mil quilômetros de rede coletora, 51 mil ligações domiciliares e três novas estações de tratamento de esgotos (ETE) - a CIC/Xisto, no bairro Campo de Santana, e a Padilha Sul, no Bairro Novo, em Curitiba. A ETE Tamandaré, no município de Almirante Tamandaré, é a terceira estação do complexo.


De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a Estação de Tratamento CIC/Xisto terá capacidade total de tratar 600 litros de esgoto por segundo, atendendo a uma população de 332 mil pessoas. A unidade de Tamandaré vai atender 37 mil pessoas, com a capacidade de tratar 70 litros por segundo. A ETE Padilha Sul vai tratar todo o esgoto produzido pela população residente na bacia do Ribeirão dos Padilhas. São cerca de 235 mil pessoas. A estação tem capacidade para processar 440 litros de esgoto por segundo.

"Além de contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, os projetos de saneamento terão um papel importante na conservação ambiental", afirmou Carlos Afonso Teixeira de Freitas, presidente da Sanepar.


Continue lendo