Paraná

Nova atração será "passeio pelos sentidos" no Botânico

07 fev 2008 às 21:14

O Jardim Botânico de Curitiba ganhará uma nova atração. A Prefeitura começou a construção do Jardim das Sensações, uma área de 2.381 metros quadros especialmente adaptada com plantas e equipamentos que estimulam os sentidos como tato, olfato e a audição dos visitantes. A idéia é usar o novo jardim para aulas de educação ambiental, principalmente para portadores de deficiência visual.

Projetado por arquitetos das Secretaria Municipal do Meio Ambiente em conjunto com biólogos do Botânico, o Jardim das Sensações está sendo construído no trecho entre a estufa principal e o lago. O jardim ficará camuflado por uma cerca viva e será usado apenas com visitas monitoradas. "A idéia é deixar o jardim como elemento surpresa", diz a arquiteta Denise Mitiko, responsável pelo projeto.


O percurso no Jardim terá 200 metros e será feito em grupo de, no máximo, 20 pessoas. Primeiramente, os grupos percorrerão o trecho de olhos vendados e, depois, sem a venda. Uma trilha feita em concreto antiderrapante e com corrimão de apoio em todo o trecho levará os visitantes por ambientes ornamentados de plantas, água e outros elementos naturais.


Na entrada, os visitantes receberão dos monitores as orientações e as vendas. Logo no começo da trilha serão dispostos vasos com plantas de diferentes texturas, formatos e aromas. Os vasos ficarão numa altura de um metro do chão, ao alcance das mãos. No meio da trilha, será construído um pequeno lago com cascata e ponte. A idéia é provocar os sentidos com o barulho da água. Logo depois da água, os visitantes passarão por um estreito corredor de vegetação.


A mudança de piso também é uma estratégia para mexer com a percepção dos visitantes. No meio da trilha será plantada uma pequena floresta de palmito, e entre as árvores, o piso será circular. "Algumas árvores já adultas que fazem parte do terreno do jardim serão aproveitadas, mas outras precisarão de mais tempo para se desenvolver", diz Denise.

Além do som provocado pelo vento nas plantas, em meio à vegetação serão colocados sinos de diferentes materiais e tamanhos. A intenção é estimular a audição dos visitantes. "Muito mais do que caminhar por um ambiente bonito e agradável, o passeio pelo Jardim das Sensações é um passeio pelos nossos sentidos", diz Denise.


Continue lendo