Paraná

Norte Pioneiro vive momento de euforia

25 out 2001 às 19:55

A criação da Universidade do Estado do Paraná (Unespar) provocou euforia na região do Norte Pioneiro. A expectativa da comunidade é que o município de Jacarezinho, reconhecido nas décadas de 50 e 60 pelas suas instituições de ensino no setor secundário, recupere a condição de referência estadual no setor de ensino. Com uma economia em fase de transição o município abriga 2,5 mil estudantes em três faculdades estaduais.

O diretor do Departamento de Cultura de Jacarezinho, Marcelo Medeiros Pereira, diz que a cidade abrigava as famílias dos desbravadores. Segundo ele, o clima, a terra branca e a localização foram fundamentais para o desenvolvimento educacional da região. Pereira explica que essas circunstâncias reunidas com a condição de sede do Bispado favoreceram o desenvolvimento educacional do município.


Nesse período a cidade abrigou o ex-governador José Richa (PSDB) e até membros da família Orleans e Bragança. Pereira acredita que a instalação da sede da Unespar em Jacarezinho vai promover a recuperação econômica do município e incrementar o desenvolvimento da cidade.


O advogado e ex-diretor do Colégio Cristo Rei, Celso Antônio Rossi, comemora a conquista do município. Rossi acrescenta que nomes atuais do cenário político e jurídico do Estado iniciaram seus estudos em Jacarezinho. Entre eles, o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Márcio Martins Bonilha, estudaram nos colégios do município. Rossi explica que a sede da Unespar vai ampliar o setor de pesquisa e extensão nos municípios e resgatar o poder econômico da região.


O presidente da comissão Pró-Universidade, bispo de Jacarezinho, Dom Fernando José Penteado, disse que a aprovação da universidade é a confirmação das esperanças do Norte Pioneiro. Ele explica que a instituição vai promover o resgate cultural da região e proporcionar meios para a geração de empregos.


Destaque - Jacarezinho se destacou na Região Sul do País nas décadas de 50 e 60 devido a qualidade dos colégios secundários do município. Marcelo Pereira explica que o ensino secundário se destacou porque o município de Jacarezinho contava com os Colégios Imaculada Conceição, conduzido por freiras, o Colégio Cristo Rei, coordenado por padres, e o Colégio Estadual Rui Barbosa. Os dois primeiros em regime de internato e externato e a terceiro somente em regime de externato abrigavam, em sua maioria, filhos de fazendeiros e empresários que participavam da colonização do Norte novo do Paraná. O número de estudantes nos três colégios chegava a 1,5 mil.

O encerramento da expansão do setor de ensino secundário ocorreu assim que foram criadas novas escolas na região de Londrina e Maringá. Finalmente, na década de 90 a comunidade local testemunhou o fechamento do tradicional Colégio Cristo Rei. Nas décadas de 60 e 70 com a instalação das faculdades estaduais o município obteve, em menor intensidade, um novo desenvolvimento no setor de ensino.


Continue lendo