O Norte e Noroeste do Paraná entraram em estado de alerta e atenção neste domingo (2) por causa da massa de ar quente e seca que elevou a temperatura na região. Além disso, o Simepar não prevê chuva para a próxima semana, o que deve manter a baixa umidade relativa do ar.
Em Londrina, o Simepar registrou 23% de umidade relativa do ar e em Maringá, o número chegou aos 17% neste domingo. Segundo o meteorologista, Lizandro Jacóbsen, o estado é considerado de alerta quando o número está abaixo dos 20%, situação atual de municípios do Norte e do Noroeste do Estado. "Acima a situação é de atenção. Quando a umidade relativa do ar fica abaixo dos 12%, o estado é de emergência", explicou.
Ele adiantou que devido a escassez de chuvas prevista para os próximos dias, a situação de tempo seco e baixa umidade relativa do ar deve ser mantida durante a semana. Jacóbsen lembrou que a frente fria, que passou rapidamente pelo Estado na última terça-feira (28) ajudou a melhorar os índices, no entanto, o clima voltou a ficar seco apesar das chuvas passageiras.
A umidade relativa do ar abaixo de 30% já é considerada prejudicial à saúde, principalmente para pessoas que têm doenças respiratórias.