Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Facilidade

No Paraná, vistoria do Corpo de Bombeiros pode ser solicitada pela internet

Redação Bonde com AEN
19 out 2014 às 08:49

Compartilhar notícia

- Divulgação/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Paraná, vistoria do Corpo de Bombeiros pode ser solicitada pela Internet.Foto: Divulgação CBPMPR Uma nova ferramenta desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros e pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) vai agilizar e facilitar os pedidos de vistoria para novos empreendimentos. O novo sistema, denominado Prevfogo, estará disponível a partir desta segunda-feira (20) e permitirá que o pedido da vistoria e também o acompanhamento do processo sejam feitos pela internet. A vistoria propriamente dita prosseguirá sendo feita presencialmente.

Até então, os empreendedores precisavam se deslocar até um batalhão do Corpo de Bombeiros para fazer o pedido de vistoria e recolher a guia de pagamento. Com o sistema, tanto o pedido como a emissão do boleto são feitos virtualmente, o que representa uma economia de tempo e dinheiro para o empreendedor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O novo sistema vai contribuir para agilizar a emissão de alvarás, já que a vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros é uma das etapas fundamentais para obtenção do documento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

Imagem de destaque
Concursados podem ser remanejados

Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar

Imagem de destaque
Ambev

Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista

Imagem de destaque
Em elaboração

Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025


ACOMPANHAMENTO - Outra vantagem do sistema é o acompanhamento de todas as etapas do processo pela internet, o que antes só era possível por telefone ou presencialmente. "Os empresários acabavam perdendo muito tempo ao se deslocar até um batalhão para fazer o pedido, atrasando também o processo para abrir sua empresa", explica Maxi Tabosa, do Corpo de Bombeiros, que acompanha a implementação do sistema, pela corporação.

Publicidade


"Com a informatização deste processo, além de facilitar a vida de quem quer abrir um novo negócio, os bombeiros também terão mais tempo de atuar na prevenção", complementa.


PREVFOGO – Para fazer o pedido de vistoria, é necessário acessar o site do Corpo de Bombeiros: www.bombeiros.pr.gov.br. No lado direito da página, é só clicar no ícone "Prevfogo", que direciona para um formulário de preenchimento e gera um boleto para o pagamento da taxa de vistoria. A taxa varia de acordo com a área do imóvel e com a atividade do empreendimento. As vistorias são feitas presencialmente pelos bombeiros. O certificado tem a validade de um ano, por isso é necessário realizar um novo pedido de vistoria antes mesmo dele vencer.

Publicidade


REDESIM – A agilidade no processo de obtenção de alvará faz parte das ações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e dos esforços do Governo do Estado para simplificar e desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas no Paraná.


A Redesim está sendo implantada graças à parceria do Governo do Estado e do Sebrae-PR. O sistema vai integrar as bases de dados de diversos órgãos municipais, estaduais e federais – como as Receitas Federal e Estadual, Vigilância Sanitária, prefeituras e o Instituto Ambiental do Paraná – e será gerenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), com o apoio técnico do Sebrae.


TECNOLOGIA – O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explica que o sistema desenvolvido para o Corpo de Bombeiros, assim como para os dos demais órgãos que fazem parte da Redesim, atendem a necessidade dos profissionais que trabalham diretamente no processo de abertura de empresas.

"Atendemos ao pedido do governador Beto Richa para desenvolver programas de tecnologia que agilizem a abertura de novas empresas, gerando mais oportunidades e desenvolvimento ao Estado", disse Jacson Leite. "Conversamos com contabilistas para criar sistemas que facilitem o trabalho destes profissionais e o acesso de todos os cidadãos aos serviços públicos", explicou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo