O discurso da adolescente Ana Júlia Pires Ribeiro, de 16 anos, feito nesta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, viralizou nas redes sociais, chamando a atenção de políticos e outras personalidades de todo o País.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que faz aniversário nesta quinta (27), disse que "ganhou o presente de ver essa menina falando". Além dele, Dilma Rousseff (PT), Luiz Erundina (PSOL) e Jandira Feghali (PCdoB) compartilharam as imagens, aplaudindo as palavras da estudante. Um post da "mídia ninja", com o vídeo, teve mais de 3,6 milhões de visualizações. Veículos de imprensa internacionais, como El Pais e HuffPost, também noticiaram o ocorrido.
"A jovem mostrou aos parlamentares o que pensam, sentem e querem os milhares de alunos que ocupam escolas em diversos estados do País", escreveu Lula. "Ana Julia mostra que a juventude está preocupada com o futuro do Brasil e que a luta pela educação não vai parar. Ela é exemplo para todos nós que lutamos por um mundo mais justo e inclusivo", afirmou Dilma.
Aluna do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães, em Curitiba, a garota subiu à tribuna para defender a "Primavera Secundarista" e responder a acusações dos próprios deputados, feitas no dia anterior, de que o movimento foi o responsável pela morte do jovem Lucas Eduardo Araújo Mota, também de 16 anos, na última segunda-feira (24), numa escola ocupada.
"A minha pergunta inicial é: de quem é a escola? A quem a escola pertence? Eu acredito que todos aqui já saibam essa resposta. E é com a confiança de que vocês conhecem essa resposta que eu falo para vocês sobre a legitimidade desse movimento, sobre a legalidade (...)", afirmou.
O movimento já atinge mais de mil escolas no Brasil, sendo cerca de 800 no Paraná. "Ontem eu estava no velório do Lucas. E eu não me recordo de nenhum desses rostos aqui. Não me recordo de nenhum (...) Vocês estão aqui representando o Estado e eu os convido a olhar nas mãos de vocês. Estão sujas de sangue", disparou.