Paraná

Mutuário da Cohab pode pagar atrasados com FGTS

06 out 2003 às 09:50

Os mutuários da Cohab podem utilizar o FGTS para quitar os atrasados à partir desta segunda-feira em Curitiba. O benefício só vale para quem financiou o imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), excluindo os mutuários que têm financiamento pelo Fundo Municipal de Habitação (FMH).

De acordo com a diretora administrativa e financeira da Cohab, Silmara Maruska, a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia para pagamento de atrasados reforça a política que vem sendo adotada pela Cohab para estimular os mutuários a pagar em dia. O trabalho vem sendo feito desde o final do ano passado, com o lançamento da promoção do "juro zero" (perdão dos juros de mora) e da campanha de renegociação dos débitos.


Para estimular o pagamento em dia, a Cohab também está sorteando carros zero quilômetro entre os mutuários. Um Celta e um Uno já foram entregues e o terceiro veículo – outro Uno – será sorteado no próximo dia 25. "Com a possibilidade de utilizar FGTS para pagar atrasados, o número de participantes nos próximos sorteios vai crescer", prevê Silmara.


Dos cerca de 38 mil mutuários da Cohab, cerca de 18 mil poderão utilizar o FGTS para deixar o financiamento em dia.


Os interessados em pagar os atrasados com o FGTS serão atendidos na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, das 8h30 até as 17h30. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Curitiba, em breve o atendimento deverá ser feito também nos bairros. O mutuário deve levar um extrato atualizado do FGTS (o documento pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal), fotocópias do PIS/ Pasep e CPF e a carteira de trabalho, também atualizada, com fotocópias das páginas onde consta a qualificação, contrato de trabalho e opção do FTGS.


Os postos de atendimento da Cohab nas Ruas da Cidadania da Matriz, Portão, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo e no Santa Rita têm uma relação com o nome dos conjuntos construídos com financiamento do SFH, cujos mutuários poderão usar o benefício da utilização do FGTS para pagamento dos atrasados. A relação também pode ser consultada pelo serviço de atendimento telefônico da Cohab, no número 0800-413233 (ligação gratuita)

De acordo com a decisão do Conselho Curador do Fundo de Garantia, a utilização do FGTS para pagamentos das prestações em atraso estará sujeita a determinadas condições. Entre elas, estão:
- o mutuário deverá ter pelo menos três anos de trabalho com registro em carteira;
- o valor de FGTS utilizado não poderá ser superior a 80% da dívida do mutuário;
- só será permitida a quitação total da dívida e, por isso, se o saldo em conta não for suficiente, o mutuário deverá complementar o pagamento com recursos próprios;
- o mutuário não pode ter utilizado o FGTS para abatimento das prestações nos últimos dois anos;
- o benefício vale para dívidas consolidadas até 31 de agosto de 2003;
- o prazo para entrar com o pedido de utilização do FGTS vai até 27 de fevereiro do ano que vem.


Continue lendo