Um mutirão feito ontem para limpeza do Caminho do Itupava, na Serra do Mar, resultou no recolhimento de mais de 250 quilos de lixo. O trabalho começou às 9 horas e terminou às 15 horas. A expectiva das secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Cultura era retirar cerca de uma tonelada de lixo. A surpresa desta operação foi encontrar recipientes com identificação do Exército Brasileiro. O restante é de embalagens de alimentos, que estavam em clareiras usadas em acampamentos.
Vinte pessoas entre voluntários e freqüentadores do caminho foram orientadas por agentes do Batalhão da Polícia Florestal e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). As atividades foram divididas em três etapas. Um grupo iniciou a limpeza de Borda do Campo até a Casa do Ipiranga. Nesse ponto a tarefa foi retomada por outro grupo que percorreu o trecho até o Santuário do Cadeado. Por último, um grupo saiu da Prainha, próximo ao Parque do Marumbi, até o Santuário do Cadeado, fechando o circuito.
O lixo recolhido seria trazido a Curitiba onde será feita a separação do material para reciclagem. O que não tiver condições de ser aproveitado será encaminhado ao aterro sanitário. A última limpeza desse caminho foi realizada em setembro, quando foram retirados 300 sacos de lixo.
O Governo do Paraná prometeu investir R$ 305 mil na recuperação do Caminho do Itupava. Os recursos são do Programa de Proteção da Floresta Atlântica. As obras de revitalização serão iniciadas após a conclusão do Plano de Uso do Caminho, que já está em elaboração. A Coordenadoria de Educação Ambiental prevê ainda um intenso trabalho de conscientização junto as comunidades vizinhas e aos turistas que freqüentam o Itupava.