Prefeitos, empresários e técnicos da região do ProCaxias se reúnem nesta quinta-feira, em São Jorge do Oeste (67 Km ao norte de Francisco Beltrão), para o primeiro encontro de avaliação do Programa Separe de Coleta Seletiva de Lixo e Educação Ambiental, que está completando um ano. O encontro será no Centro de Convenções dos Lagos do Iguaçu, com início às 9 horas.
O Separe envolve atualmente oito municípios no entorno do lago da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias (UHSC), mais o município de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado. Os parceiros realizam um programa que recicla cerca de 50 toneladas de lixo/mês.
Atualmente, estão envolvidas no projeto mais de 100 escolas das redes municipais de ensino, Associações de Pais e Mestres, iniciativa privada e líderes comunitários. Aproximadamente, 16 mil alunos da rede pública de ensino estão inseridos no programa, atuando como agentes multiplicadores da cultura ambiental. O material separado em casa pelas famílias é levado às escolas, e posteriormente, encaminhado à central de triagem e seleção em Nova Prata do Iguaçu.
*Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina