A situação dos reservatórios de água da Sanepar continua crítica em Curitiba e Região Metropolitana, já que não chove substancialmente desde novembro. Mesmo com o apelo da Sanepar para que a população economize água, o consumo baixou muito pouco, cerca de 8% em um mês. Como não chove também em outras regiões do Estado, alguns municípios da região Norte começam a apresentar problemas devido à estiagem.
Um exemplo é Curiúva, no Norte Velho. A cidade é abastecida por dois poços e pelo Rio Barreirinha, cuja vazão média é de 100 metros cúbicos e atualmente está em 50 metros cúbicos. Em Sapopema, município abastecido pelo Ribeirão Arroio Barreiro, a vazão também baixou e a situação é grave.
A direção da Sanepar tem feito o possível para reduzir o problema, desde a perfuração de poços até a substituição de bombas. O Ribeirão Grande, que abastece Ibaiti, no Norte Pioneiro, também apresenta queda de vazão. No município, como medida paliativa, foi realizada substituição de bomba na captação secundária. A cidade de Jundiaí do Sul também preocupa. Ainda na Região Norte, alguns municípios estão em estado de alerta. São eles: Rosário do Ivaí; Ivaiporã; São Pedro do Ivaí; Califórnia e Vila Gandhi.
Veja como está a estiagem no Estado
Situação crítica: Campo Largo; Catuporanga e Poema, localidades de Nova Tebas; Rio do Salto – município de Cascavel; Bairro dos Franças – município de Ortigueira; Santo Antônio do Iratim, em Santo Antônio da Platina; Mariental, Lapa e Dorizon, distrito de Mallet.
Em alerta: Piraí do Sul; Apucarana; Rio Bonito do Iguaçu; Rio Negro; Ventania; Reserva; Imbaú; Turvo; Nova Laranjeiras; Virmond; Pitanga; Candói e Pinhão.
No Oeste, as cidades em estado de alerta são: Lindoeste; Corbélia; Três Barras do Paraná; Ramilândia; Alto Alegre do Iguaçu, localidade de Cascavel; Longuinópolis, localidade de Braganey; Guaraniaçu e Medianeira.
No Sudoeste: Capanema; Santa Izabel do Oeste; Pranchita; Boa Esperança do Iguaçu; Saudades do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu, localidades de Francisco Beltrão; Nova Vitória, em Santo Antônio do Sudoeste; Bom Sucesso do Sul; Vitorino; Sulina; Coronel Vivida; Chopinzinho e São João.
A Sanepar dá dicas para economizar água: reduzir o tempo do banho; evitar lavar as mãos com a torneira aberta o tempo todo; não jogar cigarros, absorventes ou papéis no vaso sanitário, pois isso aumenta o consumo; não lavar o carro e, se for imprescindível, usar apenas a água de um balde pequeno. Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.
Informações da AEN e Sanepar