Os municípios da região Sul são os que mais oferecem incentivos para atrair investimentos econômicos e gerar empregos. De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2001, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estes mecanismos estão presentes em 56,4% dos 5.560 municípios brasileiros e em 93,5% dos municípios com mais de 500 mil habitantes.
Mas na região Sul, 78,7% dos municípios oferecem incentivos a investimentos, sejam eles fiscais, como isenção ou redução de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou ISS (Imposto sobre Serviços), e não-fiscais, como doações de terras, distritos industriais e fornecimento de infra-estrutura.
No outro extremo encontra-se o Nordeste, onde apenas 39,7% dos municípios dispõem de incentivos às atividades econômicas. A pesquisa constata a desigualdade entre os pequenos e grandes municípios na região, pois enquanto apenas 18,3% dos municípios com até 5 mil habitantes oferecem incentivos, o percentual é de 81,6% entre aqueles com mais de 500 mil habitantes.
Fonte: Agência Brasil (ABr)