Seguindo a Jornada Nacional de Mobilizações das Mulheres que esse ano traz nacionalmente a Campanha contra o uso dos agrotóxicos na região sul do Paraná, aproximadamente 300 mulheres da Via Campesina vão se reunir nesta sexta-feira (11) em Ponta Grossa (cidade-pólo).
As mulheres estarão mobilizadas na cidade porque a região concentra várias indústrias, entre elas Cargill e Bunge, que produzem insumos agrícolas e venenos, levando a contaminação dos trabalhadores e trabalhadoras e o aprofundamento da crise ambiental e das mudanças climáticas.
O ato terá início pela manhã, onde será realizada uma marcha até a Praça dos Polacos, panfletagem e partilha de alimentos da agricultura familiar camponesa em contra ponto a esse modelo que ameaça a biodiversidade, e a produção de alimentos saudáveis.
Esse ano no estado as mobilizações tem caráter de estudo, e estão ocorrendo em diversas regiões no decorrer do mês de março, o que mobilizará aproximadamente 2.500 mulheres.
As lutas têm como tema denunciar o agronegócio e os agrotóxicos, que fez o Brasil levar o título de "campeão" no consumo de venenos, e também mostrar os malefícios causados pelo seu uso. (As informações são da Assessoria de Comunicação do MST)